Da editora. A obra do aclamado crítico francês Jean-Louis Cohen é um marco para a historiografia da arquitetura. Trata-se de uma novíssima e alentada história mundial, compreendendo desde o final do século XIX até os dias de hoje, fartamente ilustrada. Com a precisão e versatilidade do historiador da cultura, Cohen aborda tanto projetos e edifícios construídos quanto a produção teórica, num texto fluente e nada tendencioso em relação à arquitetura moderna – elogiado por autores de outros livros de referência, como Kenneth Frampton, Adrian Forty e Hans Ibelings.
“Nesta releitura de uma trajetória messiânica, Cohen assume o papel do historiador materialista que, como já havia mostrado em outros trabalhos, consegue passar ao largo dos relatos tendenciosos da arquitetura moderna aos quais temos sido submetidos. […] Trata-se de um texto excepcional, erudito, no qual o conhecimento aparece de maneira leve porém muito detalhada, evocando para o leitor toda a pungência e vitalidade dos vários movimentos criativos, por mais breves que tenham sido.” Kenneth Frampton
“Este é um livro fantástico. […] Os historiadores anteriores sempre tiveram uma motivação maior: de um jeito ou de outro, queriam fazer propaganda para a arquitetura moderna, ou criticá-la, ou mesmo encaixá-la numa genealogia; acho que Jean-Louis está fazendo algo um pouco diferente aqui. Ele tentou se afastar dessa tendência, adotando uma postura mais plural. Este livro é uma história da arquitetura do século XX, não apenas uma história da arquitetura moderna.” Adrian Forty
“Escrever a história é, em boa parte, um processo de petrificação do passado, seguido de uma erosão contínua. […] O valor do livro de Cohen reside na tentativa bem-sucedida de cessar tal erosão, oferecendo pistas para possíveis leituras, tanto pelos caminhos mais percorridos quanto pelos menos trilhados. […] Para estudantes de arquitetura e história, oferece uma introdução rica e densa aos destaques da arquitetura moderna; para arquitetos e especialistas, essa parte mais conhecida serve de base para a maior contribuição do livro à historiografia da arquitetura do século XX: uma expansão do ponto de vista da história da arquitetura.” Hans Ibelings
O autor trata com igual rigor as arquiteturas predominantes (Mies, Gropius, Aalto, Wright e outros mestres) e as muitas proposições alternativas – seja explorando os meandros pouco comentados da arquitetura no período das guerras mundiais, esmiuçando a influência de Le Corbusier ao redor do globo, debruçando-se com atenção sobre regiões pouco abordadas (África, Ásia, América Latina) ou expondo o movimento da arquitetura em direção a suas fronteiras na obra recente de Gehry, Koolhaas, Nouvel e Herzog & de Meuron.
Sumário
Introdução
01 O domínio do aço
02 Em busca da forma moderna
03 Inovação residencial e expressão tectônica
04 Descobertas americanas
05 O desafio das metrópoles
06 Nova produção, nova estética
07 À procura de uma linguagem: do classicismo ao cubismo
08 A primeira guerra e seus efeitos colaterais
09 O expressionismo na Alemanha de Weimar e nos Países Baixos
10 O retorno à ordem e o maquinismo em Paris
11 Dadá, De Stijl e Mies van der Rohe: da subversão ao elementarismo
12 Novidades no ensino da arquitetura
13 Arquitetura e revolução na Rússia
14 A arquitetura da reforma social
15 Relacionamentos e espetáculos da internacionalização
16 Futurismo e racionalismo na Itália fascista
17 Uma variedade de academicismos e tradicionalismos
18 Modernidades norte-americanas
19 Funcionalismos e estéticas mecanicistas
20 As linguagens modernas conquistam o mundo
21 Experiências coloniais e novos nacionalismos
22 Arquiteturas de uma guerra total
23 Tabula rasa ou horror vacui: reconstrução e renascimento
24 A crise fatal do movimento moderno e as alternativas
25 Le Corbusier reinventado e interpretado
26 As formas da hegemonia norte-americana
27 Repressão e difusão do discurso moderno
28 Rumo a novas utopias
29 Entre o elitismo e o populismo: a arquitetura alternativa
30 Após 1968: uma arquitetura para a cidade
31 A temporada pós-moderna
32 Do regionalismo ao internacionalismo crítico
33 O otimismo neofuturista do high-tech
34 As fronteiras da arquitetura
35 Pontos de fuga
Notas
Bibliografia
Índice
Agradecimentos e créditos das imagens
Leia aqui um dos capítulos de O futuro da arquitetura desde 1889: Uma história mundial.
Sobre o autor. Jean-Louis Cohené um dos mais renomados historiadores da arquitetura e do urbanismo do século XX. Nascido em Paris, em 1949, lecionou na Universidade Paris VIII e ocupa a cátedra Sheldon H. Solow na Universidade de Nova York. Escritor e curador de diversas exposições – responsável pela criação do museu e centro de pesquisas Cité de l’Architecture –, Cohen recebeu, entre outras distinções, a Chevalier de l’Ordre des Arts & Lettres, pelo Ministério da Cultura da França. Os numerosos artigos e livros que publicou – como os importantes The Lost Vanguard: Russian Modernist Architecture 1922-1932 (2007), Architecture en Uniforme: Projeter et construire pour la Seconde Guerre Mondiale (2011) e Le Corbusier: An Atlas of Modern Landscapes (2013) – abordam quase todos os aspectos das transformações causadas pela modernização na paisagem urbana. Seus estudos têm especial foco na vanguarda russa, na obra de Le Corbusier e nos diferentes modelos de internacionalização – desde a situação colonial no Marrocos e na Argélia até a circulação mundial de formas e conceitos arquitetônicos.
O futuro da arquitetura desde 1889: Uma história mundial
Autor: Jean-Louis Cohen
Editora: Cosac Naify
Ano de publicação: 2013
Cidade e País de publicação: São Paulo, Brasil
Número de Páginas: 528
Número de Imagens: 594
ISBN: 978-85-405-0372-4
Dimensões: 20,5 x 27 cm
Tipo da capa: Capa dura com sobrecapa
Tradução: Donaldson M. Garschagen
Texto de orelha: João Masao Kamita
Revisão Técnica: Sylvia Ficher
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